COMO É A NOVA CNH?

nova_cnh

O ano começou cheio de mudanças para os estradeiros e para as leis de trânsito. Teve alteração na resolução que abrange amarração de cargas, teve mudança para as carretas basculantes e muitos anúncios sobre a nova CNH.

Por isso, hoje vamos responder algumas dúvidas sobre o que muda no novo modelo da CNH, que andou intrigando muita gente. Afinal, como é a nova CNH?

A primeira coisa que você precisa saber é que a nova CNH só começa a valer em 1º de janeiro de 2019. A principal mudança no documento é o seu formato, que será em cartão.

nova_cnh

De acordo com o Ministério das Cidades, a nova CNH amplia as possibilidades de utilização dos documentos, a consulta e a verificação de inúmeros dados.

Os órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e do Distrito Federal tem o ano de 2018 para se preparar para adotarem o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação. A partir de 2019, a nova CNH estará disponível em todo o país.

Além de maior resistência e durabilidade, a nova CNH em cartão considera a possibilidade de inserção de dados e informações relativas aos condutores nos chips, bem como facilita acesso a certificados digitais. Ela amplia as possibilidades de utilização dos documentos, a consulta e a verificação de inúmeros dados.

Segundo o Ministério das Cidades, os motoristas também poderão usar o documento para pagamento de pedágio, de transporte público e para controle de acesso (prédios públicos, universidades, estacionamentos etc).

nova_cnh

Como essa mudança foi anunciada há pouco tempo, ainda não se sabe tanto sobre a nova CNH. Um detalhe que preocupa principalmente quem trabalha no trecho é a parte de trás da nova CNH e as possíveis alterações que ela pode trazer para as categorias de habilitação. A repórter Paula Toco falou sobre isso no Pé na Estrada.

Fonte: Site Pé Na Estrada