5 habilidades que um profissional de logística precisa ter

Separamos algumas dicas para profissionais do setor e quem deseja atuar na área de logística

Profissionais da área de logística ainda são novidade no mercado de trabalho brasileiro, mas nota-se que as empresas estão buscando cada vez mais esse perfil. Há oportunidades em várias áreas, mas faltam pessoas qualificadas para o cargo, já que o profissional de logística precisa ser flexível, gostar de trabalhar em horários alternativos e estar interessado, não apenas no setor de logística, mas em todo funcionamento de uma empresa. Além de profissionais graduados especificamente em logística, os formados em administração, economia e engenharias em geral também podem exercer a função. Quem trabalha na área, precisa possuir algumas habilidades, já que na maior parte do tempo, o profissional estará gerenciando diversos segmentos para tornar os processos mais rápidos, eficientes e de baixo custo.

A CeMAT separou alguns itens com algumas dicas do que pode desenvolver para se tornar um bom profissional da área:

1)Liderança

Para ser um bom líder, precisa ter organização. O profissional de logística vai trabalhar com setores internos e externos da empresa, como fornecedores, clientes e outras empresas terceirizadas. Ou seja, para obter controle sobre todas as áreas e que elas funcionem de modo correto, o profissional precisa desenvolver a liderança na hora de delegar funções, manter a equipe motivada e possuir um bom relacionamento pessoal com todos.

2)Visão Estratégica

O interesse das empresas no setor de logística se deve pelo fato de diminuir custos e tornar atividades complicadas em tarefas práticas e operacionais. Quem possui uma boa visão estratégica, consegue identificar oportunidades e possibilidades para otimizar processos e contribuir para o crescimento da empresa.

3)Visão Global

Conhecer outros idiomas, e respeitar outras culturas também serve como diferencial na hora da contratação de um profissional de logística. É preciso acompanhar os acontecimentos, principalmente as inovações do setor.

4)Conhecimento da Cultura Organizacional

Como mencionamos anteriormente, o setor de logística não trabalha de forma independente, ele está interligado com as outras áreas da empresa. Dessa forma, antes de aplicar um processo bom do ponto de vista da logística, deve-se pensar nos efeitos na empresa como um todo. Quem teve a oportunidade de trabalhar em vários setores da empresa, possui uma visão ampla da realidade da organização.

5)Interesse Tecnológico

Logística e tecnologia andam de mãos dadas, o profissional precisa acompanhar as inovações nos processos de suprimentos, porque isso se torna um diferencial entre as empresas. É preciso conhecer outras opções e as promessas do setor no futuro. Sempre buscando pela excelência no desempenho como na redução dos custos e agilidade.

Fonte: Site Cemat-southamerica