3 curiosidades sobre Logística que você precisa conhecer

A logística faz parte de maneira tão intrínseca em nosso dia a dia que, muitas vezes, não paramos para nos dar conta de sua importância. Graças ao processo de globalização mundial, temos acesso muito fácil a produtos produzidos em qualquer lugar do mundo.

A roupa que você está usando agora, por exemplo, pode ter sido produzida em um local diferente (e bem longe) de onde você está. A matéria prima utilizada em sua fabricação pode ter, ainda, uma origem diferente do local de produção. O caminho que todo esse material faz até chegar ao seu guarda-roupas é responsabilidade de um profissional de logística.

Mas você sabe de onde essa profissão se originou? Quais caminhos ela percorreu até se tornar o que é hoje e aonde ela quer chegar? Separamos três curiosidades sobre logística para que você entenda a “logística da coisa”. Acompanhe!

Origem: guerra!

Você certamente já assistiu ao menos a um filme que aborde a temática da guerra em seu enredo. Nesse tipo de filme sempre tem aquela cena em que o comandante em questão pega um mapa e traça a melhor rota para ataques, estoque de alimentos e instalação de equipamentos, enquanto explica para os seus comandados. Isso é logística pura. Foi assim, em táticas de guerra, que ela surgiu.

Sim, ela é tão antiga quanto as guerras. Na antiguidade, os conflitos ocorriam, geralmente, em locais distantes e durante um grande período de tempo. Por possuírem contingentes enormes, os exércitos (gregos, romanos e bizantinos, por exemplo) precisavam garantir, além do descolamento das tropas, armas e suprimentos, a manutenção de recursos.

Nesse cenário, havia a figura militar do Logistika, o responsável por determinar cada movimento, garantindo que a rota escolhida passasse por áreas seguras, com temperaturas ideais, fontes de água próximas e acessível aos meios de transportes à disposição do batalhão.

Não é à toa que quem faz o curso de Logística normalmente manda bem no famoso jogo WAR.

Maturidade no Brasil no anos 90

Embora essa área exista há tanto tempo, ela encontrou a sua maturidade comercial no Brasil — um país que, como vocês sabem, possui dimensões continentais — apenas na década de 1990, com o processo de redução das alíquotas de importação. Sim, essa é uma área totalmente voltada para o mercado e, na graduação, os alunos aprendem noções de economia global.

Após a abertura do mercado internacional, as empresas brasileiras foram obrigadas a se tornarem mais competitivas e, com isso, levar o produto para próximo do consumidor se tornou essencial. Dessa maneira, alguns itens chegaram a novos locais, principalmente pequenos municípios, abrangendo praticamente todo território nacional.

Cenário atual: necessidade de bons profissionais

Por se tratar de um cenário novo no Brasil, esse mercado tem uma enorme carência de profissionais qualificados para assumir cargos estratégicos para o setor. Essa realidade se torna ainda mais intensa devido ao crescimento em grande escala das transações feitas por meio de e-commerce no país.

Estima-se que um profissional formado receba de R$ 2,5 mil a R$ 6 mil por mês e, apesar do momento de crise financeira enfrentado pelo país, as operadoras logísticas mantiveram o crescimento de anos anteriores para 2015.

Esse é, sem dúvidas, um mercado repleto de oportunidades. Isso ocorre, justamente, por ele ser tão essencial para a sociedade. Afinal, no percurso entre a matéria prima, a sua roupa e vocês, existe a logística.

Fonte: Unipê